terça-feira, julho 2, 2024
More

    Últimas Postagens

    Seca no Amazonas pode impactar 520 mil e gera risco a povos ribeirinhos

    O Amazonas se prepara para enfrentar impactos de uma seca mais severa do que o comum para esta época do ano em decorrência do El Niño, com até 520 mil pessoas afetadas, segundo estimativas da Defesa Civil estadual. Pelo menos 14 municípios já estão em estado de emergência.

    O que aconteceu
    Defesa Civil calcula que, até dezembro, 130 mil famílias sentirão os impactos da estiagem. Em média, o número total de pessoas chega a 520 mil, estimativa calculada pelo órgão com base nas últimas grandes secas do Amazonas, ocorridas em 2005 e 2010.

    Risco de desabastecimento faz governo recomendar estocagem de comida. De acordo com o tenente-coronel Adson Souza, chefe da Coordenadoria de Operações da Defesa Civil do Amazonas, a limitação de barcos nas calhas do Alto Solimões, Juruá e Médio Solimões já dificulta a chega de insumos à população.

    Comunidades ribeirinhas, que são dependentes do deslocamento fluvial para terem contato com os municípios, correm mais riscos de desabastecimento. “A gente orienta que façam deslocamento enquanto podem para locais onde teriam um maior suporte”, disse o tenente-coronel ao UOL.

    Por esse motivo que a gente, com bastante antecedência, orientou a população a fazer estocagem de alimento, e, se possível, fazer deslocamento para as sedes.
    Tenente-coronel Adson Souza, chefe da Coordenadoria de Operações da Defesa Civil do Amazonas

    59 dos 62 municípios do Amazonas estão em algum nível de alerta pela estiagem. O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) afirma que 14 municípios das calhas do Alto Solimões, Juruá e Médio Solimões estão em situação de emergência. Outros 15 estão em estado de alerta e 30 em atenção.

    Período normal de seca no Norte foi agravado pelo El Niño, que inibe a formação de nuvens de chuva, afirma a Defesa Civil. A previsão é que a estiagem seja “prolongada e mais intensa se comparada a anos anteriores”, diz o órgão, que já vinha alertando para o fenômeno.

    Fonte: UOL

    Use este espaço apenas para a comunicação de erros





    Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

    Latest Posts

    spot_imgspot_img

    Não perca