Representante de Santa Catarina na 2ª edição do CNA Jovem, Rafael Schuster sintetiza o que se pode chamar de modelo de jovem produtor. Rafael atua em todas as funções, porém dedica maior parte do seu tempo na administração e no planejamento da Estância Ara’s. Ele cuida, principalmente, da implantação de novos projetos e do desenvolvimento dos processos dentro da cadeia de produção de leite. “Sempre buscando inovações e novas formas de melhorar os processos da atividade fora da porteira”, ressalta o jovem.

Rafael está colocando em prática alguns dos conhecimentos adquiridos durante o CNA Jovem, principalmente na parte de empreendedorismo e gestão. Juntamente com os pais, Silvênio e Sibila, ele transformou a propriedade da família numa Unidade de Referência Tecnológica (URT) em bovinocultura de leite.

Localizada em São Carlos (a 600 km de Florianópolis), a Estância Ara’s tem como principal atividade a produção de leite de qualidade com animais da raça holandesa. A propriedade passou por um processo de reestruturação em 2011 e viu a sua produção crescer mais de 500% em cinco anos. Desde então, a fazenda começou a receber visitas técnicas e promover dias de campo. As visitas são agendadas a partir do interesse das entidades em procurar novas tecnologias e aprimorar os seus conhecimentos na área, tendo como público alvo estudantes de ciências agrárias e agricultores da mesma área.

Um grupo de produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do SENAR (ATeG) em bovinocultura de leite, de Ouro Verde (SC), já participou dessa experiência. Acompanhados pela instrutora do SENAR-SC, Talita Cristina Taffarel, eles foram até a propriedade da família Schuster – considerada conceito pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) – para conhecer as tecnologias e manejos adotados e, posteriormente, tentar adaptar nas suas propriedades.

Com informações do Portal do Agronegócio.