terça-feira, julho 2, 2024
More

    Últimas Postagens

    Frio chega no BRASIL

    Nesta quinta-feira (27/04), com o avanço da frente fria, uma massa de ar seco e frio deve invadir áreas do Centro-Sul do Brasil. Porém, não há previsão de frio intenso ou formação de geadas.

    Essa frente fria deve sustentar um canal de umidade entre a faixa central do Centro-Oeste e do Sudeste garantindo a presença de chuvas ao longo do dia. Já em áreas do Centro-Norte do país, uma massa de ar seco e quente deve dominar o tempo nesta quinta. Com destaque para as temperaturas acima dos 37°C em áreas do Nordeste.

    Ao mesmo tempo, os corredores de umidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém as condições de chuva na faixa norte, onde a previsão indica mais de 50 mm no decorrer de quinta-feira.

    Veja os mapas e a previsão por região na sequência

    Norte

    De modo geral, as instabilidades mais intensas se encontram ao norte da região, especialmente sobre o Amapá e o norte do Pará. Isso se deve à proximidade dos corredores de umidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) com essas áreas. Em média, as previsões apontam acumulados entre 40 e 60 mm em áreas do Baixo Amazonas (PA) e ao norte do Amapá. No entanto, no Tocantins e sudeste do Pará, uma massa de ar seco impede a formação de nuvens carregadas, o que mantém o tempo estável durante a

    Nordeste

    Sem mudanças significativas no tempo, a região nordeste terá a presença de uma massa de ar seco na região central e dos corredores de umidade na faixa norte. Assim, as chuvas devem ser frequentes entre o Rio Grande do Norte até o Maranhão, com destaque para áreas do norte Maranhense que devem registrar até 40 mm ao longo desta quinta. Já em áreas do sul do Maranhão, sul do Piauí e grande parte da Bahia têm o predomínio do Sol, com temperaturas que devem superar os 36°C.

    Centro-Oeste

    O posicionamento da frente fria sustenta a presença de um corredor de umidade na faixa central da região, garantindo as chuvas nas divisas entre os três estados. E ao mesmo tempo que uma massa de ar seco e quente avança pelo norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso, ao passo que uma massa de ar seco e frio pelo sul do Mato Grosso do Sul. Contudo, não há previsão de queda acentuada nas temperaturas, o amanhecer terá registro próximo aos 15°C nas áreas mais próximas do Paraná. Por outro lado, a metade norte da região a previsão é de calor forte.

    Sudeste

    A frente fria mantém um corredor de umidade ativo sobre a região, ao mesmo tempo que uma massa de ar seco e quente atua no norte de Minas Gerais, e uma massa de ar seco e frio atua no sul de São Paulo. Mesmo com a chegada do ar frio, não há previsão de queda acentuada nas temperaturas. Os termômetros devem amanhecer registrando marcas abaixo dos 10°C, no sul de São Paulo, com a presença de alguns nevoeiros que logo se dissipam com a presença do sol. Por outro lado, o calor é forte ao norte de Minas Gerais e os índices de umidade podem atingir níveis de atenção (abaixo dos 30%).

    Sul

    A frente fria avança, dando espaço para a chegada do sistema de alta pressão e a massa de ar frio e seco. Apesar de ser uma massa de ar frio, as temperaturas não entram em declínio acentuado, com o amanhecer tendo registros entre os 6 e 8°C nas áreas de maior altitude e sul do Paraná. Com o ar mais frio, existe a possibilidade da formação de alguns nevoeiros nas primeira horas do dia, mas que logo se dissipam com a presença do sol. O período da tarde também terá temperaturas mais agradáveis, caminhando para uma noite amena.

    Fonte: Agro Link

    Use este espaço apenas para a comunicação de erros





    Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

    Latest Posts

    spot_imgspot_img

    Não perca