terça-feira, julho 2, 2024
More

    Últimas Postagens

    Frente fria pode trazer tempestades e queda de granizo

    Ao longo desta quinta-feira (13/04) uma frente fria deve mudar o tempo no centro-sul do país. Além das chuvas, acompanhadas de raios e potencial para queda de granizo, o sistema reforça as instabilidades de uma região de baixa pressão que atua nos países vizinhos.

    No Paraguai, as chuvas podem ser intensas na forma de tempestades, com muita atividade de raios, vendavais e queda de granizo grande. Essa condição de tempo severo pode atravessar a fronteira e atingir o centro-sul do Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná. A tendência é de que as chuvas mais pesadas ocorram no período da tarde e noite nesses setores.

    Já a partir da madrugada, as instabilidades da frente fria atingem o centro-sul do Rio Grande do Sul. As chuvas também devem ser fortes, com bastante atividade de raios e eventos de vendavais. Ainda nesta quinta, a frente fria fica restrita às áreas mais ao sul do páis.

    Já na região Nordeste, uma massa de ar seco ganha mais abrangência, avançando até mesmo em áreas do Tocantins. Em algumas regiões, isso deve ser positivo para os tratos culturais e avanço das operações de colheita.

    Norte
    Nesta quinta, as chuvas ficam ainda mais irregulares na região Norte. Além disso, uma massa de ar seco avança sobre o sudeste do Tocantins, o que reduzirá a probabilidade de chuva. Isso pode beneficiar os trabalhos em campo e as operações de colheita, já que as condições estarão mais favoráveis. É provável que as chuvas mais intensas ocorram no norte do Amazonas e no sul de Roraima.

    Nordeste
    A massa de ar seco segue atuando na região, diminuindo as condições de chuvas entre a Bahia até o sul do Ceará. Porém os corredores de umidade formados pela ZCIT garante as chuvas na faixa norte da região, com destaque para o Maranhão. Já ao leste e Sul da Bahia, os ventos oceânicos trazem a umidade necessária para a formação das nuvens carregadas. Nestes setores, as instabilidade podem surgir de maneira fraca e passageira.

    Centro-Oeste
    Com a aproximação de uma região de baixa pressão, que está atuando nos países vizinhos, as instabilidades serão reforçadas. Há alertas de tempo severo para o centro-sul do Mato Grosso do Sul, as chuvas podem ser na forma de tempestades, com muita incidência de raios, vendavais e potencial elevado para queda de granizo. Apesar disso, as projeções não indicam volumes muito altos no decorrer do dia, mas as chuvas mais expressivas devem chegar no final do dia. Nas demais regiões do Centro-oeste, as chuvas acontecem de forma irregular e mal distribuídas.

    Sudeste
    O destaque segue com as áreas de instabilidade que surgem no período da tarde, como uma resposta da combinação entre o calor e umidade. Na média das projeções, os maiores acumulados variam entre os 10 e 20 mm, mas não se descarta algum registro pontual que supere esses valores. O tempo segue seco e quente no extremo norte de Minas Gerais, onde os termômetros devem superar os 34°C.

    Sul
    O avanço da frente fria deve trazer temporais localmente fortes que poderão ser acompanhados de muita atividade de raios e vendavais. As áreas que podem ser atingidas abrangem boa parte do sul do Rio Grande do Sul. Além disso, essa frente fria reforça as instabilidades nos países vizinhos e que devem avançar até a metade oeste do Paraná, onde há condições para o registro de granizo. Mesmo assim, o tempo prevalece seco no norte de Santa Catarina e leste do Paraná, onde os termômetros devem ter marcas maiores do que no dia anterior.

    Fonte: Agro Link

    Use este espaço apenas para a comunicação de erros





    Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

    Latest Posts

    spot_imgspot_img

    Não perca