terça-feira, julho 2, 2024
More

    Últimas Postagens

    Cuiabá pode ter recorde oficial de temperatura máxima

    20

    A cidade de Cuiabá pode bater sua maior temperatura da história nos próximos dias, segundo o prognóstico da MetSul Meteorologia. A previsão indica máximas de 42ºC a 44ºC na sexta-feira (20/10), 43ºC a 45ºC no sábado (21/10), 43ºC a 45ºC no domingo (22/10), 41ºC a 43ºC na segunda-feira (23/10) e 42ºC a 44ºC na terça-feira (24/10).

    Trata-se de um bolsão de ar excepcionalmente quente que vai cobrir o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura na segunda-feira atingiu 45ºC na Argentina e 46ºC no Paraguai. Com 43ºC, Assunção teve o dia mais quente de sua história. Na Bolívia, medições oficiais indicaram até 46,5ºC.

    Agricultores preocupados
    Os produtores de Mato Grosso vivem um momento de preocupação diante do calor extremo. O atraso do plantio com relação aos outros anos está se agravando diante do tempo muito quente, o que coloca em risco os plantios já semeados, afirma Fernando Cadore, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT),. “Várias lavouras precisam de água nos próximos dias, senão vão ser perdidas”, complementa.

    De acordo com o Instituo Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a semeadura da soja está mais lenta do que no mesmo período do ano passado. Até a última sexta-feira (13/10), pouco mais de 35% da área prevista havia sido plantada contra 41,3% em 2022.

    No restante do Centro-Oeste, o calor e tempo seco também é destaque. A área de alta pressão que continua inibindo a formação de nuvens em todo Mato Grosso também atua sobre Goiás e o norte de Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar continua abaixo dos 20% no interior mato-grossense, segundo a Climatempo. Só há previsão de pancadas de chuva no sul de Mato Grosso do Sul, incluindo a capital Campo Grande e o leste de Goiás.

    No restante do Brasil:

    Sul
    Um cavado meteorológico na altura da costa do Sul forma nuvens carregadas desde a metade norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. A previsão é de temporais no oeste dos três Estados sulistas, com ventania, descargas elétricas e granizo. A fronteira oeste e campanha gaúcha, além da capital Porto Alegre e o sul do Estado, a previsão é de tempo firme.

    Sudeste
    As áreas centrais de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o norte e oeste de São Paulo têm previsão de pancadas de chuva com ventos fortes nesta sexta-feira. Já a faixa litorânea do Sudeste deve ter chuva durante todo o dia, porém com menor intensidade. O tempo firme só se mantém no Vale do Rio Doce e oeste do Espírito Santo.

    Nordeste
    A sexta-feira terá chuva em todo litoral nordestino diante da alta umidade, mas de maneira fraca e isolada. Já em relação ao oeste e sul da Bahia, a chuva pode ser um pouco mais forte e acompanhada de ventos. No sertão nordestino, a umidade relativa do ar permanece abaixo dos 20% e o calor predomina.

    Norte
    A umidade e a circulação de ventos favorecem nuvens carregadas no interior do Amazonas, Roraima, oeste do Pará e Acre. Porém, os volumes acumulados não são expressivos, já que o sol se intercala com as nuvens. No sul de Rondônia, sul do Amapá, boa parte do Pará e todo Tocantins, o sol aparece entre poucas nuvens.

    Use este espaço apenas para a comunicação de erros





    Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

    Latest Posts

    spot_imgspot_img

    Não perca