domingo, julho 7, 2024
More

    Últimas Postagens

    Comida mais cara e desabastecimento, as consequências da alta dos fertilizantes, diz Aprosoja-MT

    Prejuízos financeiros não devem ficar apenas para os produtores, o consumidor final será impactado nas prateleiras

    A produção agrícola ficar inviável, é o que afirma a Associação de Produtores de Soja – Aprosoja-MT. A alta do valor médio do fosfato monoamônico, popularmente conhecido pela sigla MAP, passando de 480 dólares para 1,4 mil dólares por tonelada da safra anterior para a atual, considerado valor impraticável.

    Os impactos não serão sentidos apenas por produtores, o consumidor final deve sofrer com as altas, é o que afirma o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore.

     “Sugerimos, nesta semana, à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que acione o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), cobrando explicações das empresas sobre o reajuste no preço considerado pelo setor produtivo como “abusivo e inexplicável” ou mesmo como “formação de cartel”, ou seja, com intuito de gerar lucro às poucas indústrias que atuam no país”, declarou.

    Fernando comenta ainda que é preciso que a bancada parlamentar em ação conjunta com o CADE, auxilie para que respostas sejam dadas para a sociedade já que o reajuste foi 4 vezes maior.

    “Precisamos que o CADE e a nossa bancada parlamentar nos ajudem a encontrar explicações, porque foi um reajuste de quase 4 vezes, que não se justifica pelo aumento no preço dos combustíveis, além disso, queremos compartilhar com as indústrias de fertilizantes as possíveis consequências de um desabastecimento mundial de alimentos”, finaliza Cadore.

    Uma das maiores fornecedoras de fertilizantes do mundo, registrou lucro líquido de US $1,18 bilhão no primeiro trimestre deste ano, resultado 653% superior ao do mesmo período de 2021, conforme relatado pela imprensa nacional. Ainda para Cadore, “toda empresa, como atividade econômica, visa lucro, mas a geração de caixa exorbitante de uma das maiores fornecedoras de fertilizantes mundial chama a atenção para os atuais preços praticados. Essas empresas, em caso de desabastecimento alimentar, também deverão ser responsabilizadas, já que com os atuais preços desses insumos, a agricultura pode se tornar impraticável no país”.

     

    Use este espaço apenas para a comunicação de erros





    Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

    Latest Posts

    spot_imgspot_img

    Não perca