domingo, julho 7, 2024
More

    Últimas Postagens

    Brasil tem 38 dias de estoque de diesel, segundo Ministério de Minas e Energia

    Quantidade divulgada pelo MME corresponde ao total disponível sem considerar importação
    O desabastecimento de diesel no país vem sendo abordado constantemente. Nas últimas semanas a oferta do produto no Brasil , o cenário demanda atenção, o principal motivo é a guerra entre Rússia e Ucrânia. O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nota em que detalha os estoques do combustível mais consumido no país. Segundo a pasta, o Brasil teria disponível estoques de 38 dias, sem a necessidade de importação.

    “Os estoques de óleo diesel S10 representam 38 dias de importação. Em outras palavras, se as importações desse combustível fossem cessadas hoje, os estoques, em conjunto com a produção nacional, seriam suficientes para suprir o País por 38 dias. Além disso, desde o início da intensificação do monitoramento do abastecimento pelo Governo Federal, a autonomia de óleo diesel aumentou de 30 para 38 dias em termos de dias de importação (aumento de 26,7%)”, disse o MME.

    A nota afirma ainda que a pasta criou o “Comitê Setorial de Monitoramento do Suprimento Nacional de Combustíveis e Biocombustíveis”, o objetivo é monitorar as demandas dos combustíveis, principalmente o diesel, sendo responsável pelo transporte e dependência externa em cerda de 3%.

    Na última semana o preço médio no país foi de R$ 6,918/l, ante R$ 6,943 na anterior, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), compilados pelo Notícias Agrícolas.

    Entidades vem demonstrando preocupação com a escassez internacional e desabastecimento no Brasil. Um ofício teria sido enviado pela Petrobras para o MME, conforme fontes, essa não é a primeira vez que a companhia alerta o ministério sobre uma possível escassez

    O MME, porém, descartou em nota essa preocupação imediata.

    “O Ministério de Minas e Energia segue atento aos movimentos do mercado doméstico e internacional, mantendo o monitoramento de forma intensa e constante para adotar medidas tempestivas em conjunto com os demais órgãos governamentais nas esferas das suas respectivas competências, conforme a evolução do cenário”, respondeu a pasta.

    Com informações da Agência Estado

    Use este espaço apenas para a comunicação de erros





    Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

    Latest Posts

    spot_imgspot_img

    Não perca